Publicidade




PASSEAR PORTUGAL

Guimarães e Águeda eleitas Cidades Verdes da Europa 2026

 

27.11.2024 - A Comissão Europeia anunciou as cidades vencedoras dos prémios Cidades Verdes da Europa 2026.


Jardim do Largo República do Brasil, Guimarães


Guimarães foi galardoada com o prémio Capital Verde Europeia de 2026.

Águeda e Vaasa (Finlândia) vencem o prémio Folha Verde Europeia de 2026, prémio atribuído à cidades de menor dimensão populacional.

Os prémios Cidades Verdes da Europa 2026 foram atribuídos esta quarta feira, dia 27 de novembro, em Valência, Espanha, cidade que detém a distinção de Capital Verde Europeia 2024.

Guimarães será a Capital Verde Europeia de 2026. Foi galardoada pelo seu empenho em alcançar melhorias contínuas em todos os desafios de sustentabilidade, conseguindo resultados abrangentes nos sete domínios de gestão ambiental. O júri reconheceu que Guimarães integrou com sucesso a sustentabilidade na sua cultura, com o apoio de toda a comunidade, incluindo os cidadãos, o meio académico e o setor privado. O júri ficou impressionado com a forma como a cidade liga a criatividade à ciência e aos dados.

Águeda e Vaasa, as cidades premiadas com o prémio Folha Verde Europeia 2026 , impressionaram o júri com as suas abordagens singulares em matéria de envolvimento das respetivas comunidades na transição ecológica.


Rio Águeda, Águeda


Águeda foi elogiada pela sua abordagem abrangente e estruturada da sustentabilidade, com numerosas medidas inspiradoras em todos os domínios ambientais. A sua estratégia de comunicação e participação é apoiada por ferramentas digitais que estão disponíveis para toda a comunidade. O júri também reconheceu a arte e a cultura como poderosas forças motrizes da transição sustentável. Tendo vencido o prémio Folha Verde Europeia, a cidade pode contar com os seus embaixadores ecológicos locais e com fortes ligações que lhe permitem apoiar outras cidades em Portugal e na Europa.

Guimarães receberá um prémio pecuniário de 600 000 EUR. O prémio contribuirá para as ações da cidade destinadas a melhorar a sua sustentabilidade ambiental como Capital Verde Europeia de 2026.

Águeda e Vaasa, premiadas com a Folha Verde Europeia de 2026, receberão cada uma um prémio pecuniário de 200 000 EUR


Contexto

O prémio Capital Verde Europeia foi lançado em 2010 pela Comissão Europeia e visa incentivar as cidades a tornarem-se mais ecológicas e mais limpas para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos. O prémio reconhece cidades empenhadas em alcançar os ambiciosos objetivos do Pacto Ecológico Europeu e, mais especificamente, do Plano de Ação para a Poluição Zero, do Plano de Ação para a Economia Circular e da Estratégia de Biodiversidade.

O prémio Folha Verde Europeia foi criado para reconhecer os esforços e as realizações ambientais de cidades de menor dimensão (de 20 000 a 100 000 habitantes). 




Acompanhe o Portal de Turismo
     



Publicidade


Turismo histórico - em destaque

EM DESTAQUE