![]() |
Pelourinho de Barcelos / Pedro, CC BY 2.0 Creative commons |
Barcelos, situada no distrito de Braga no norte de Portugal, é uma cidade rica em tradição e cultura, uma das mais emblemáticas da arte popular minhota.
É uma cidade antiga, situada num local com vestígios arqueológicos desde a Pré-História. Mas foi no séc. XII que a sua história começou quando D. Afonso Henriques através de carta de foral de 1166-1167 a tornou Vila.
A posição estratégica do burgo nas margens do Cávado e a proximidade à estrada medieval que ligava o Porto a Ponte de Lima proporcionaram o rápido povoamento e consequente dinamismo económico.
Os poderosos do reino sentiram-se desde logo atraídos pela região. D. Dinis delimitou o Condado de Barcelos, entre o Lima e Ave. A “Vila” Condal passa mais tarde a Ducal, quando nela se enraizava já a sua mais nobre casa aristocrática – a dos Braganças.
Os Condes de Barcelos foram igualmente figuras importantes da Corte Portuguesa pela consolidação do núcleo urbano da vila, revelado com a construção da Ponte sobre o rio Cávado (1325-1330), a ampliação da Igreja Matriz (1340), a construção do Paço dos Condes e das muralhas da vila (1406-1420).
PONTE SOBRE O RIO CÁVADO
![]() |
Ponte sobre o rio Cávado, com vista para Barcelinhos desde Barcelos |
A Ponte sobre o rio Cávado (1325-1330) também conhecida como Ponte Medieval e Ponte de Barcelos, liga Barcelos a Barcelinhos e é um dos monumentos mais evocadores da cidade e, paralelamente, uma das mais importantes pontes da época medieval em Portugal. A sua construção teve lugar no século XIV, durante o governo condal de D. Pedro, conde de Barcelos entre 1314 e 1354.
IGREJA MATRIZ
![]() |
A Igreja de Santa Maria Maior ou Igreja Matriz de Barcelos iniciou a sua construção na segunda metade do século XIV, foi ordenada por D. Pedro, o 3.º Conde de Barcelos, cujas armas estão gravadas nas arquivoltas do portal principal. É um edifício com cariz de transição do românico para o gótico. É um dos expoentes máximos da arquitetura românica no norte do país, alvo de grandes transformações ao longo dos séculos XV a XVIII. Está classificada como Monumento Nacional desde 1927.
PAÇO DOS CONDES DE BARCELOS
É um paço característico dos fins da Idade Média, construído na primeira metade do século XV, por ordem de D. Afonso 8.º Conde de Barcelos, 1.º Duque de Bragança. O Museu Arqueológico foi aí instalado no início do século XX. Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
São estes monumentos que constituem hoje o centro histórico da cidade que mantém um agradável ambiente medieval pontuado por solares e casas históricas como o Solar dos Pinheiros ou a Casa do Condestável.
UM PASSEIO POR BARCELOS

Um passeio por Barcelos não pode dispensar o antigo Largo da Feira, hoje Campo da República, a partir do qual podemos encontrar as setecentistas Igrejas do Bom Jesus da Cruz, e da Nossa Senhora do Terço e onde se realiza a maior feira de artesanato do país, todas as quintas-feiras.
Se perder a feira semanal, visite o Museu da Olaria e o Centro de Artesanato de Barcelos, onde tem uma boa perspetiva sobre a expressão artística minhota. De todas as peças aqui produzidas, entre as bandas de música e as figuras retratando hábitos e costumes da região, o mais representativo é o colorido Galo de Barcelos, que como conta a história, teve inspiração na Lenda do Galo.
GASTRONOMIA
A gastronomia em Barcelos é marcada por pratos robustos e saborosos. O arroz pica no chão (arroz de cabidela) é uma especialidade que deve ser experimentada e o galo assado à moda de Barcelos.
FESTA DAS CRUZES
O Minho é uma região muito rica em romarias e tradições populares festivas.
No inicio de maio, a Festa das Cruzes de Barcelos, que decorre durante alguns dias, é considerada a primeira grande Romaria do Minho, num misto de cor, tradição e animação popular.

Barcelos ganha ainda mais vida com a romaria e os seus arcos, a feira, o artesanato, a procissão, os tapetes de pétalas de flores naturais no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, as atuações de folclore, os típicos arraiais minhotos e as sessões de fogo de artifício.
O programa da Festa contempla a tradicional Batalha das Flores e a Grandiosa procissão da invenção da santa cruz que junta as cruzes das 89 paróquias de Barcelos.
É um programa variado com atividades que incidem na religiosidade, etnografia, folclore, cultura, lazer e animação.
O dia 3 de maio é o dia mais importante da Festa das Cruzes e feriado municipal de Barcelos.
Acompanhe a programação da Festa das Cruzes
Barcelos fica em festa, dia e noite, durante vários dias!
Barcelos
Distrito de Braga,
Região Norte
Portugal
Fontes: