A Romaria da Senhora d’Agonia está de volta às ruas de Viana do Castelo, entre 14 e 22 de agosto.
"Que se trajem as mordomas e as mulheres da Ribeira, que coloquem o melhor ouro, orgulho de uma ‘chieira’ que só em Viana do Castelo tem significado. Os pescadores que preparem as camisas e as flores para decorar os barcos. Que se embelezem os andores. É tempo de tingir o sal para a noite mais longa e bonita do ano, de ultimar os carros alegóricos e de carregar os bombos.
Aproxima-se a hora em que os foguetes vão de novo ecoar por toda a região anunciando, ao som dos bombos, de uma euforia sem igual dos gigantones e cabeçudos, que a Romaria da Senhora d’Agonia está de volta." - pela Organização Viana Festas.
A Romaria de Nossa Sr.ª d’Agonia é sem dúvida a maior festa do Alto Minho, que junta milhares de pessoas na cidade de Viana do Castelo e é um momento de confraternização, tradição e alegria.
Procissão ao Mar
No dia de Nossa Senhora d’Agonia, a 20 de agosto, vive-se um dos quadros mais emblemáticos da Romaria. Uma devoção antiga dos pescadores à sua padroeira, a quem pedem proteção nas horas de maior aflição e que, neste dia, agradecem e cumprem as suas promessas.
Em procissão, os homens vestidos com as suas melhores camisas aos quadrados, como é da tradição do mar, carregam aos ombros os andores, cada um com cerca de 600 quilos, até ao cais, sempre ladeados pelas devotas mulheres.
Desfile da Mordomia
O Desfile da Mordomia é um dos momentos de maior destaque.
Preparam-se durante dias, vestem-se rigorosamente e saem à rua para mostrar a história da mulher vianense. Mais de meio milhar de "mordomas" desfilam orgulhosamente, espalhando a tradicional “chieira” pela cidade no Desfile da Mordomia.
Uma tradição cada vez mais enraizada entre as mulheres de Viana do Castelo, que junta várias gerações, no mesmo quadro, para mostrarem o esplendor e a riqueza dos trajes e do ouro de Viana do Castelo.
Programa das Festas disponível em https://festasdagonia.com/