Portugal foi o país eleito para acolher o evento de divulgação das novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
A Declaração Oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo que decorreu em Lisboa, a 07.07.2007, levou à eleição paralela das 7 Maravilhas de Portugal.
O evento que fez a maior divulgação de sempre do nosso património histórico e cultural, recuperou o interesse das populações pelos belíssimos castelos, palácios, igrejas e mosteiros que marcam a nossa paisagem.
A votação que envolveu mais de 350 mil portugueses, elegeu como “7 Maravilhas de Portugal“:
O Castelo de Guimarães localiza-se na freguesia de Oliveira do Castelo, cidade e concelho de Guimarães, no distrito de Braga, em Portugal.
Em posição dominante, sobranceiro ao Campo de São Mamede, este monumento encontra-se ligado à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal, sendo designado popularmente como berço da nacionalidade.
De acordo com a tradição, aqui nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques (1112-85).
2. Castelo de Óbidos, Leiria
O Castelo de Óbidos está localizado na vila histórica de Óbidos, no distrito de Leiria.
O Castelo de Óbidos não está aberto à visitas, pois foi transformado em Pousada Histórica em 1951 e ainda funciona como Unidade Hoteleira.
Esta Pousada tem uma enorme carga histórica com características medievais do século IX.
Doado como presente de casamento pelo Rei D. Dinis à rainha Santa Isabel, durante as núpcias ali passadas. É um dos sítios mais impressionantes e românticos que pode visitar.
Tem espaços comuns como o restaurante e o bar no Castelo. Sem esquecer a vista impressionante da esplanada junto à receção.
3. Mosteiro da Batalha, Leiria
O Mosteiro situa-se na vila da Batalha, no distrito de Leiria.
A Batalha de Aljubarrota, que se deu a 14 de agosto de 1385, revelou-se decisiva para consolidar a subida de D. João ao trono, e é na sequência da vitória nesta batalha que se toma a decisão de construir este mosteiro, chamado de Mosteiro de Santa Maria da Vitória. O mosteiro foi erguido a cerca de 2 km do local da batalha, tendo a construção começado pouco após esta histórica vitória.
O Mosteiro da Batalha representa a arquitetura gótica Portuguesa e foi considerado Património mundial pela UNESCO.
4. Mosteiro de Alcobaça, Leiria
O Mosteiro de Alcobaça está localizado na cidade de Alcobaça, no distrito de Leiria.
É a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português, tendo sido começada a sua construção em 1178 pelos monges da Ordem de Cister.
Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1989.
Acolhe atualmente os Túmulos de D. Pedro e D. Inês.
5. Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
O Mosteiro dos Jerónimos está localizado na freguesia de Belém, na cidade de Lisboa.
O Real Mosteiro de Santa Maria de Belém, designado comumente por Mosteiro dos Jerónimos, por ter sido destinado à Ordem de São Jerónimo, é uma obra-prima da arquitetura portuguesa, construído por iniciativa do rei D. Manuel I, cujo reinado decorreu entre 1495 e 1521,
Está classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1983.
O Mosteiro dos Jerónimos acolhe os túmulos do rei D. Manuel I, do navegador Vasco da Gama, do poeta Luís de Camões e dos escritores Fernando Pessoa e Alexandre Herculano.
6. Palácio Nacional da Pena, Sintra
O Palácio localiza-se na zona oriental do Parque da Pena, na vila de Sintra no distrito de Lisboa.
O Palácio propriamente dito é constituído por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II.
O Palácio da Pena foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1995.
7. Torre de Belém, Lisboa
A Torre de Belém está localizada na freguesia de Belém da cidade de Lisboa.
Esta fortificação foi construída entre 1514 e 1519, a mando do Rei D. Manuel I para guarda do Mosteiro dos Jerónimos e do Porto de Lisboa.
A Torre de Belém foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1983.