Pelas mil e uma cores da Beira Baixa um novo roteiro que ninguém vai querer perder nesta Primavera.
Aldeia de Monsanto, Idanha-a-Nova |
Vasto, de vales cavados e profundos, e de grandiosas planícies, o território designado por Beira Baixa, composto pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, (municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa) está situado no centro do país, junto à fronteira com Espanha, sendo delimitado a norte pela Serra da Gardunha e a sul pela planície alentejana.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa juntou o melhor desta Primavera num novo roteiro de três dias para quem quiser conhecer este território.
Numa viagem pelas paisagens, natureza, miradouros e aldeias pitorescas, pelas tradições pascais e pelos sabores genuínos, são 20 as propostas que desafiam todas as famílias a mergulhar no coração da Beira Baixa.
“Criamos uma nova proposta turística que junta as tradições pascais, a um conjunto de atividades turísticas identitárias da Beira Baixa, ideais para esta época do ano, em que o sol espreita, os dias são mais longos e a brisa sopra leve, convidativa para uma mão cheia de aventuras ao ar livre”, explica a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.
Pelas mil e uma cores da Primavera há um conjunto de atividades turísticas identitárias da Beira Baixa para descobrir, ideais para esta época do ano, em que o sol espreita, os dias são mais longos e a brisa sopra leve, convidativa para uma mão cheia de aventuras ao ar livre.
Passadiços do Orvalho, Oleiros |
Descobrir os Passadiços do Orvalho ou palmilhar a Serra das Talhadas e da Serra da Malcata, observar as Portas de Ródão num passeio de barco pelo Tejo e, pela biodiversidade, continuar caminho no Parque Barrocal, em Castelo Branco e deixar-se apaixonar pela aldeia pitoresca de Penha Garcia são só algumas das sugestões deste novo roteiro.
O roteiro desafia ainda a conhecer a genuinidade das tradições pascais da Beira Baixa, com uma agenda que identifica dezenas de tradições quaresmais e pascais, algumas das quais absolutamente únicas no País. Das procissões, aos compassos, cortejos, encenações, vigílias, encomendação das almas e manifestações populares e profanas… se está à procura de vivências únicas esta é altura certa para visitar a Beira Baixa.
Na Beira Baixa, a Primavera e a Páscoa rima com sabores autênticos e genuínos. Com um punhado de tradição, uma pitada de inovação, um cheirinho de doçura e uma dose generosa de sabedoria, o roteiro convida a uma viagem gastronómica inesquecível. Do cabrito estonado, ao plangaio, ao peixe do rio, passando pelo bolo finto e a tigelada, vai ser difícil resistir.
O roteiro primaveril é ainda complementado com dezenas de outras sugestões para que o turista possa construir o seu próprio roteiro, personalizando-o conforme os seus interesses e quem sabe prolongar a viagem por mais dias…
Roteiro: Pelas mil e uma cores da Beira Baixa
Dia 1
Manhã: Trilhe os Passadiços do Orvalho (Oleiros)
Almoço: Prove Cabrito Estonado e adoce a boca com o Bolo Finto
Tarde: Explore a Serra das Talhadas (Proença-a-Nova)
Visite a Aldeia do Xisto da Figueira (Proença-a-Nova)
Jantar: Saboreie o Plangaio e a tigelada
Dia 2
Manhã: Passeie no Tejo e passe pelas Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão)
Almoço: Delicie-se com peixe do rio e com uma prova de azeites da Beira Baixa
Tarde: Encante-se com o Parque Barrocal (Castelo Branco)
Desfrute da Serra da Gardunha em Louriçal do Campo (Castelo Branco)
Jantar: Experimente Borrego Merino da Beira Baixa e para sobremesa escolha as Broas de Mel
Dia 3
Manhã: Descubra a aldeia de Penha Garcia (Idanha-a-Nova)
Almoço: Delicie-se com Maranhos, Borrego Ensopado e Borrachões
Não perca o Sábado Aleluia (Idanha-a-Nova)
Encante-se pela Serra da Malcata (Penamacor)
Alinhe num Picnic com queijos da Beira Baixa na Praia Fluvial de Meimoa (Penamacor)
Para mais informações e reservas aceda a https://beirabaixatour.pt