Évora vai ser a Capital Europeia da Cultura em 2027 e Braga, Aveiro e Ponta Delgada vão ser capitais portuguesas da cultura.
Évora vai ser a Capital Europeia da Cultura em 2027. A cidade vai receber um financiamento de até 29 milhões de euros para concretizar o seu projeto de programação, dinamização e transformação cultural para esse ano, revelou o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, durante o anúncio, feito esta quarta-feira em conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Os critérios para a escolha de Évora como capital europeia da cultura em 2027
A figura da Capital Europeia da Cultura, inicialmente denominada Cidade Europeia da Cultura, é uma iniciativa da União Europeia e começou em 1985, ano em que esse estatuto foi conferido a Atenas. Ao longo dos últimos anos, já foram capitais europeias da cultura três cidades portuguesas: Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).
A candidatura portuguesa vencedora para 2027 foi escolhida devido a uma série de critérios, referidos nesta apresentação no CCB, que iam desde a contribuição do projeto apresentado para o desenvolvimento geral da cidade a longo prazo até à dimensão europeia da candidatura, o conteúdo cultural e artístico apresentado, a capacidade dos candidatos para materializar o projeto, a participação da população local e sociedade civil nesse mesmo projeto e o plano global de gestão da candidatura, incluindo o seu orçamento.
As candidaturas
As candidaturas são examinadas por um painel composto por 12 peritos independentes, dois nomeados pelas autoridades nacionais competentes e 10 pelas instituições e organismos da UE (Parlamento Europeu, Conselho, Comissão e Comité das Regiões).
No que diz respeito ao concurso em Portugal, o Ministério da Cultura português convidou as cidades interessadas a apresentarem as suas candidaturas em novembro de 2020.
Doze cidades portuguesas apresentaram candidaturas até ao prazo de 23 de novembro de 2021: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo, Ponta Delgada e Vila Real. A reunião de pré-seleção teve lugar de 8 a 11 de março de 2022, tendo sido selecionadas quatro cidades: Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada. Estas cidades dispuseram de um prazo até 21 de outubro de 2022 para completar as suas candidaturas. A reunião final de seleção realizou-se de 5 a 7 de dezembro de 2022.
Todos os anos, duas a três cidades detêm o título de Capital Europeia da Cultura.
A par de Évora, a cidade letã de Liepaja será também Capital Europeia da Cultura em 2027.
As três Capitais Europeias da Cultura em 2022 são Kaunas (Lituânia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo) e Novi Sad (Sérvia).
As próximas capitais europeias da cultura são:
- Veszprém (Hungria), Elefsina (Grécia) e Timisoara (Roménia) em 2023;
- Tartu (Estónia), Bad Ischl (Áustria) e Bodø (Noruega) em 2024;
- Chemnitz (Alemanha) e Nova Gorica (Eslovénia) em 2025;
- Oulu (Finlândia) e Trenčín (Eslováquia) em 2026.