A distinção da Doçaria Conventual Portuguesa foi o mote para a I Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais de Alcobaça, realizada em 1999, em Alcobaça.
Há mais de 25 Anos, a Câmara Municipal de Alcobaça foi pioneira na divulgação do legado gastronómico conventual, dos muitos séculos de presença dos Monges e das Monjas Cistercienses, dos Mosteiros de Alcobaça e de Coz, do século XII ao século XIX.
Durante os primeiros anos, o evento decorreu numa tenda especialmente concebida para a Mostra. Em 2006, a Mostra passou a decorrer no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A beleza do Mosteiro, Património da Humanidade, é o cenário ideal para receber este grande "festival" internacional, que se realiza habitualmente no mês de novembro.
Alcobaça tem, na Doçaria Conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região.
Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.
Com afamados doces, a doçaria conventual nacional e internacional faz-se representar em peso na mostra, onde marcam também presença os licores de várias regiões do país.
Redescubra a cidade de Alcobaça, o seu Mosteiro e saboreie a excelência de doçaria conventual!
LOCAL
Mosteiro de Alcobaça
ORGANIZAÇÃO
Câmara Municipal de Alcobaça