Valongo conta com um Circuito de Contemplação, que se estende ao longo de cerca de 30 quilómetros nas serras de Valongo.
Dada a importância da passagem dos Romanos pelo território, foi criado o Circuito de Contemplação de Valongo, que se desenvolve ao longo de quase 30 km de trajeto nas Serras de Valongo, que integram o Parque das Serras do Porto, classificado como Paisagem Protegida e conhecido por “Pulmão Verde” da Área Metropolitana do Porto.
O Circuito de Contemplação de Valongo proporciona ao visitante a oportunidade de contemplar todo um património natural que as serras albergam, assim como fruir da beleza de deslumbrantes paisagens.
Ao longo do circuito, os visitantes terão a possibilidade de descansar, apreciar a paisagem e aproveitar os baloiços e os "imponentes tronos Romanos", tendo assim a possibilidade registar fotograficamente a sua passagem pelo território.
Com elevações entre 350/400 metros acima da linha do mar, também é possível usufruir de vistas magníficas sobre o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, isto para o lado da faixa costeira. Para o interior, permite desfrutar de vales e serras. Em dias de boa visibilidade, permite visualizar uma das maiores serras de Portugal Continental com cerca de 1416 metros de altitude, a Serra do Marão.
O circuito tem como principais pontos, três baloiços - Monte Alto (Sanatório),Santa Justa (Campo de Tiro), Quintarei (Marco Geodésico) - e os três tronos Romanos - Miradouro de Santa Justa, Vale da Tranquilidade e Alto de Pias.
Saber mais sobre Mapa, Percursos, Sinalética e Normas em https://www.valongoinoutdoor.pt/circuito-de-contemplacao
Circuito de Contemplação de Valongo
Valongo
Distrito do Porto
Região Norte
Portugal